PET por metrô e recarga de celular

Se essa ideia vier para o Brasil quem sabe nunca mais veremos garrafas PET jogadas pelas ruas ou boiando nos rios e córregos. Pequim está conseguindo reciclar nada menos que 90% das garrafas plásticas produzidas na cidade de forma simples e criativa: oferecendo recarga para celulares ou créditos para viagens de metrô em troca das PETs.

Como? Disponibilizando em várias partes da cidade 34 máquinas automáticas, que eles estão chamando de máquinas de reciclagem. O cidadão coloca uma garrafa no local apropriado e, dependendo do peso e do tamanho dela, a máquina reconhece seu valor de reciclagem e disponibiliza créditos proporcionais para recarga de celular ou para fazer viagens de metrô.

As primeiras doze máquinas de reciclagem foram instaladas em 2012, dentro das mais movimentadas estações de metrô. Foi um sucesso e os chineses aderiram prontamente. A meta futura é espalhar três mil delas por toda a capital chinesa.

Hoje, Pequim chega a reciclar 15 mi toneladas de garrafas PET por ano, antes mesmo que elas cheguem aos aterros sanitários.

Quem sabe as máquinas venham para cá e virem moda incentivando os brasileiros a cultivar o comportamento responsável de promover a reciclagem.

A diferença do Brasil para a China é que por lá a reciclagem não é só uma questão ambiental. A atividade também é encarada como um negócio, como deveria ser aqui também.

E negócio dos mais lucrativos do país. Tanto que as máquinas são produzidas, instaladas e gerenciadas pela maior empresa recicladora de toda a Ásia, a Incom Resources Recovery.

É que falta ao Brasil: enxergar a reciclagem como uma atividade econômica lucrativa, moderna, definitiva.

Ainda chegaremos lá.

FONTE: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/pet-por-metro-e-recarga-de-celular/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_sustentavelnapratica



Publicado em: 18/09/2014

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Assenas Ambiental Profissionais em soluções ambientais www.assenasambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×